Maternal- Casa e Família

No 3º bimestre, as crianças da turma do maternal (manhã e tarde) tiveram uma sequência de atividades com os temas: casa e  família.

Por meio do jogo simbólico exploraram  os principais cômodos da casa, durante as rodas de conversas os alunos apresentaram a sua família e para deixar a foto da família ainda mais especial, fizeram uma linda moldura com  lápis e tinta guache.

Livros estudados: “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo.

Ao longo do Ensino Médio, os alunos estudam os livros indicados pelos principais vestibulares, com o intuito de proceder a uma análise crítica das obras, abordando também o contexto histórico, filosófico e social da época.

Esse bimestre, os alunos do 2º ano do Ensino Médio, revisaram o conteúdo com a turma do 3º ano e elaboraram uma  aula de apresentação das obras, para a turma do 1º ano. Os livros estudados nesta atividade foram : “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo.

Sistema sensorial 8º ano

Trabalhando o Sistema Sensorial, os alunos do 8°ano do Ensino Fundamental, realizaram uma aula de degustação. Na prática, aprenderam sobre as papilas gustativas e que cada região da língua (órgão da gustação) é responsável por um gosto diferente (doce, salgado, amargo e ácido), tornando a aprendizagem mais significativa e atraente.

Professor Jorge

Visita de um cordelista _ 5º ano

O 5° ano do Ensino Fundamental está trabalhando com a Literatura de Cordel e para aprimorar os conhecimentos e vivenciar  esse gênero textual, os alunos receberam a visita do cordelista Tin Tin Alves,  para um bate-papo informal e repleto de novos conhecimentos. Ele explicou sobre a riqueza que a Literatura de Cordel traz para a aquisição do vocabulário e para a ampliação do nosso universo cultural,  evidenciano a beleza da Língua Portuguesa.

Professora Daniela

Cultura Brasileira

Um dia especial, com intuito de ampliarmos o universo cultural dos alunos, descobrindo um pouco mais sobre o Folclore Brasileiro:

1° ano: Brincadeiras Folclóricas

2° ano: Trava- línguas

3° ano: Culinária

4°ano: Cultura popular: jornal falado

5° ano: Causos Folclóricos

Chá Literário

Agradecemos a presença e participação dos pais do Fundamental I no III Chá Literário 2017, que aconteceu no último dia 19/08. O encontro teve o intuito de favorecer que  os alunos interajam todo o tempo  com textos, utilizando o conhecimento prévio, fazendo interferências, elaborando hipóteses e checando suas previsões. Assim, o resultado leva, às interpretações, e compreensões feitas de forma autônoma, indo além do que estava escrito.

Parabéns a todos os envolvidos!

Processo do Chá Literário

Valorizando o trabalho da Evolução da leitura e escrita, os alunos do Fundamental I, produziram textos, entrevistaram, pesquisaram, declamaram, brincaram através de alguns portadores de texto e tipologias textuais como: Texto instrucional, Fábulas, Entrevistas, Notícias e  Cordel, com enfoque na alfabetização, estrutura de texto, ortografia e gramática. Isso possibilita, compreender a real importância de um bom texto, o que ele pode nos transmitir e como podemos aprender com eles.

Releitura do livro O ponto e da obra Ora bolas

Através da leitura do livro “O ponto”, de Peter H. Reynolds e da apreciação da  obra “Ora bolas”, de Graziela Pinto, as turmas da Educação Infantil, realizaram uma releitura e construíram um painel com círculos.

O objetivo foi mostrar a união entre vida e a arte, desenvolver nas crianças    a  sensibilidade e o talento artístico.

Programação de Férias Julho 2017 – 4ª Semana

A programação de férias foi uma alegria!

Os pequenos exploraram, criaram e recriaram, dentre as atividades realizadas, participaram de faz de conta, oficinas e comemoraram com a “Festa a Fantasia”.

As brincadeiras proporcionaram muita diversão e  estimularam diferentes aprendizagens.

Estratégia Lúdica: Elementos da Narrativa

Essa dinâmica objetiva criar histórias orais, usando todos elementos da narrativa na forma do jogo de boliche.
As personagens principais foram retiradas do livro ” As aventuras de Alice no país das maravilhas ” trabalhado no 1° semestre;  com o intuito de introduzir a segunda parte do livro ” Através do espelho e o que Alice encontrou por  lá “.
A cada peça acertada, o aluno criava uma parte da história e os demais deveriam dar continuidade conforme a personagem que acertava.
Outros quatro personagens de outras histórias entraram para ajudar a desenvolver a criatividade e a complicação do enredo.

Atividade desenvolvida nas aulas de Produção textual – Professora Alessandra – 6°ano.